terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Espuma dos Dias (vi)

terça-feira, 13/10/2015. 9:32 H.

– Eu só quero saber: ele sabia ou não sabia?
– Ó doutora… – O homem incomodado e surpreendido pela agressividade explosiva da pequena candidata repetia-se, enquanto esbracejava e ensaiava pequenos passos que a levassem a segui-lo para lá da entrada da Sede. – Ó doutora… suba.
– Nem doutora, nem meia doutora… – interrompeu a candidata. O homem riu-se inopinadamente à alusão “meia doutora”. A mulher franziu o sobrolho e levantou a cabeça para o fixar. – Está-se a rir de quê?!
– Nada, doutora. Desculpe.
– Porque é que me está a pedir desculpa?
– Por nada, doutora. Desculpe. Suba, falamos lá em cima.
– Eu tenho de me ir embora. Não subo para lado nenhum. Garante-me que ele não está?
– Garanto, doutora. Isso garanto.
– E ele sabia ou não sabia?
– Ó doutora… O quê, doutora? O Secretário-Geral sabia o quê?
– Você é parvo?! Já lhe disse! – A candidata suspirou profundamente e olhou para a escadaria à sua frente, meneando a cabeça com desprezo. – Sabe o que eu lhe digo?
O homem acenou que não. A candidata continuou:
– Haviam de mandar fazer análises à água que se anda a beber aqui na sede, é que me parece que há quem ande completamente a alucinar. Deve ser da água ou dos fumos que certos camaradas utilizam e que empestam os gabinetes e os corredores.
O homem fez uma careta e não respondeu. A mulher virou-se para a porta e declarou:
– Diga-lhe que eu sabia que ele sabia e que lhe agradeço. Como disse o Nódoa: há momentos clarificadores.
O homem anuiu com a cabeça e, sem disfarçar o alivio por vê-la dirigir-se à rua, acompanhou-a. A candidata semicerrou as pálpebras e cerrou os punhos contendo a fúria e completou, num tom magoado mas solene:
– O senhor Secretário-Geral marcar a reunião com o Passos exactamente há hora em que uma ex-Presidente do seu partido já tinha agendado a apresentação da sua candidatura a Presidente da República é um desses momentos. Um momento absolutamente clarificador. Diga-lhe que eu fiquei absolutamente esclarecida sobre o seu carácter, sobre a sua ausência de respeito pelo partido e pelos seus militantes e sobre as suas tristes e mesquinhas intenções pessoais que todo este teatro que ele anda a ensaiar representa. Transmita-lhe isso, por favor. E agradeça-lhe. Bom dia.

Sem comentários :