segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Natal na Praia

O homem baixou-se, agarrou um seixo e lançou-o com força tentando com que ele deslizasse na água. O seixo bateu uma vez e continuou, bateu outra vez e continuou, bateu mais uma vez e afundou-se. Ele censurou a água e o seixo, culpando-os pela fraca prestação da pedra. Esfregou as mãos uma na outra, limpando-as, como teria feito Pilatos se não lhe tivessem levado uma bacia com água, pô-las nos bolsos e afastou-se da água.
A mulher, que tinha vindo com ele, ainda abanava a cabeça para um lado e para o outro quando ele a encarou.
– A pedra não era boa – justificou-se ele, encolhendo os ombros.
A mulher esboçou um sorriso de troça que corrigiu para uma, pouco credível, expressão de compungida compreensão e perguntou num tom lamentoso:
– E agora, já nos podemos ir embora?
O homem tornou a encolher os ombros que acompanhou com uma careta desengraçada. – Por mim…
A mulher suspirou, olhou para o copo de champanhe meio vazio que tinha na mão direita, procurou bolhinhas sem as encontrar e pousou o copo na areia.
– Queres o teu? – Perguntou quando se endireitou, esticando o copo que tinha na mão esquerda na direcção dele.
O homem abanou a cabeça negativamente e, sem um olhar ou uma palavra, começou a caminhar em direcção ao restaurante.
A mulher pousou o copo dele ao lado do seu com cuidado e ergueu-se sem sair do lugar. Surpreendida, viu-lhe as costas direitas e o andar decidido e, para além dele, as luzes do restaurante onde estavam a passar a consoada. Atónita, ainda o viu chegar à escada de madeira que dava acesso à sala onde estavam e subir sem olhar para trás, até que, sem o querer ver mais, baixou os olhos para os copos e os viu estupidamente juntos e desagradavelmente equilibrados. Então, num repente, dobrou-se, agarrou no copo dele e lançou-o com força pelo ar. Viu-o voar, perdendo o líquido conforme volteava no ar e, sem conseguir evitar um sorriso, viu-o aterrar intacto na areia. “O copo não tem culpa e, além do mais, alguém podia cortar-se”, pensou para justificar o sorriso: uma parte de si queria muito que o copo se partisse.
– Então? – perguntou o homem, do cimo das escadas e agarrado à maçaneta da porta lateral do restaurante.
A mulher, ainda parada ao lado do seu copo, levantou a mão num aceno indiferente e sorriu com malícia, comprazendo-se nas várias possibilidades que imaginou para o aborrecer. Prejudicar. Magoar. “Sentimentos muito próprios da quadra”, ironizou para si, reforçando o sorriso.
– Vou já – disse a mulher, com veludo na voz, um brilho nada natalício no olhar e, depois de um ligeiro toque no copo, tombando-o, voltou à ceia de Natal, sempre a sorrir.

Sem comentários :